Alento, Fascículo I
2018 - 2020
O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida, por territórios exteriores e interiores?
Estreia
—
25 de Maio 2019
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
Espectáculos
—
31 de Jan. 2016,
Cine Teatro Avenida,
Castelo Branco;
26 de Julho 2019
Romaria Cultural, Gouveia
3 a 19 de Outubro de 2019
Centro de Interpretação de Monsanto, Lisboa.
15 a 30 de Outubro de 2020
Centro de Interpretação de Monsanto, Lisboa.
A partir do tema da respiração, enquanto alimento e movimento do “espírito” da vida, Alento, explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Continuando o desenvolvimento da linguagem coreográfica a partir das diferentes etapas alquímicas, e sob o seu enquadramento enquanto processo de transformação, o discurso do corpo, está agora em diálogo empático e inter-relacional com a Floresta, reconhecendo-a como porta de entrada para a dimensão do “Ser” e enquanto entidade/organismo vivo da qual fazemos parte.
Alento é uma substância volátil misteriosa que sustenta o corpo, anima o espirito, e estabelece o elo com esse grande corpo que é o mundo.
O projecto foi desenvolvido de forma a criar uma Obra constituída por várias partes, que serão apresentadas em teatros ou em lugares não convencionais, como florestas ou jardins.
Os diferentes Capítulos foram apresentados em formato work-in-progress, a partir de temas, perguntas de pesquisa ou lugares singulares no contexto natural.
O Capítulo I - IncorpOração: Estudo coreográfico sobre o reconhecimento de um lugar vivo foi apresentado em Abril no EarthFest’18 junto ao Centro Interpretativo do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.
A partir da experiência imersiva de estar na floresta, surgiu o Capítulo II - Emersão: reaparecimento do ser que se eclipsara, apresentado em Novembro no Cine-Teatro São João em Palmela, no âmbito da Semana(s) da Dança 2018.
O Capítulo III: Episódios de transformação foi apresentado dia 24 de Março às 16h na Estufa Fria de Lisboa, no âmbito da iniciativa “A Primavera Chegou”.
Concepção artística, coreografia e interpretação: Pedro Ramos / Interpretação: Pedro Ramos e Sandra Rosado / Assistência artística: Teresa Simas / Composição musical: Paulo Maria Rodrigues e Pedro Ramos / Desenho de luz: Pedro Ramos e Zé Rui / Assistência técnica: Tânia Neto / Composição de espaço cénico: Pedro Ramos / Construção dos objectos cénicos: Miguel Angelo Silveira Cabral, Pedro Ramos / Produção e gestão: Filipe Metelo e Patrícia Soares (Produção d’Fusão) / Comunicação, assessoria de imprensa: Rita Piteira / Design: Nádia Carmo / Fotografia: David Cachopo / Vídeo: Luís Margalhau / Produção: Ordem do O / Co-Produção: Cine-Teatro Avenida e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão / Apoio: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia Avenidas Novas, Passos e Compassos, Cine-Teatro Câmara Municipal de Palmela / Apoio a residências artísticas: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Câmara Municipal de Lisboa, CIM, Centro de Interpretação de Monsanto, ESMAVC, Estúdios Vitor Cordon - CNB, DançArte, Passos e Compassos, Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal de Castelo Branco, Cine Teatro Louletano. / Consultores e Colaboradores: Álvaro Fonseca, Carlos Ramos, Carlos Andrade, Cláudia Galhós
O projecto Alento é co-financiado pela Direcção-Geral das Artes, Ministério da Cultura, Governo de Portugal