Alento, Fascículo I

2018 - 2020

O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida, por territórios exteriores e interiores?

Estreia

25 de Maio 2019
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

 

Espectáculos

31 de Jan. 2016,
Cine Teatro Avenida,
Castelo Branco;

26 de Julho 2019
Romaria Cultural, Gouveia

3 a 19 de Outubro de 2019
Centro de Interpretação de Monsanto, Lisboa.

15 a 30 de Outubro de 2020
Centro de Interpretação de Monsanto, Lisboa.

A partir do tema da respiração, enquanto alimento e movimento do “espírito” da vida, Alento, explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. O corpo enquanto um “pedaço de natureza” a ser redescoberto pelo habitar da consciência no seu movimento. Continuando o desenvolvimento da linguagem coreográfica a partir das diferentes etapas alquímicas, e sob o seu enquadramento enquanto processo de transformação, o discurso do corpo, está agora em diálogo empático e inter-relacional com a Floresta, reconhecendo-a como porta de entrada para a dimensão do “Ser” e enquanto entidade/organismo vivo da qual fazemos parte.

Alento é uma substância volátil misteriosa que sustenta o corpo, anima o espirito, e estabelece o elo com esse grande corpo que é o mundo.

O projecto foi desenvolvido de forma a criar uma Obra constituída por várias partes, que serão apresentadas em teatros ou em lugares não convencionais, como florestas ou jardins.

Os diferentes Capítulos foram apresentados em formato work-in-progress, a partir de temas, perguntas de pesquisa ou lugares singulares no contexto natural.

O Capítulo I - IncorpOração: Estudo coreográfico sobre o reconhecimento de um lugar vivo foi apresentado em Abril no EarthFest’18 junto ao Centro Interpretativo do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.

A partir da experiência imersiva de estar na floresta, surgiu o Capítulo II - Emersão: reaparecimento do ser que se eclipsara, apresentado em Novembro no Cine-Teatro São João em Palmela, no âmbito da Semana(s) da Dança 2018.

O Capítulo III: Episódios de transformação foi apresentado dia 24 de Março às 16h na Estufa Fria de Lisboa, no âmbito da iniciativa “A Primavera Chegou”.

Obra Alento
Obra Alento
Obra Alento
Obra Coniunctio
Obra Coniunctio
Obra Matriz Arcaica
Obra Matriz Arcaica
Obra Matriz Arcaica

Concepção artística, coreografia e interpretação: Pedro Ramos / Interpretação: Pedro Ramos e Sandra Rosado / Assistência artística: Teresa Simas / Composição musical: Paulo Maria Rodrigues e Pedro Ramos / Desenho de luz: Pedro Ramos e Zé Rui / Assistência técnica: Tânia Neto / Composição de espaço cénico: Pedro Ramos / Construção dos objectos cénicos: Miguel Angelo Silveira Cabral, Pedro Ramos / Produção e gestão: Filipe Metelo e Patrícia Soares (Produção d’Fusão) / Comunicação, assessoria de imprensa: Rita Piteira / Design: Nádia Carmo / Fotografia: David Cachopo / Vídeo: Luís Margalhau / Produção: Ordem do O / Co-Produção: Cine-Teatro Avenida e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão / Apoio: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia Avenidas Novas, Passos e Compassos, Cine-Teatro Câmara Municipal de Palmela / Apoio a residências artísticas: Trilhos Verdes, Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Câmara Municipal de Lisboa, CIM, Centro de Interpretação de Monsanto, ESMAVC, Estúdios Vitor Cordon - CNB, DançArte, Passos e Compassos, Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal de Castelo Branco, Cine Teatro Louletano. / Consultores e Colaboradores: Álvaro Fonseca, Carlos Ramos, Carlos Andrade, Cláudia Galhós

O projecto Alento é co-financiado pela Direcção-Geral das Artes, Ministério da Cultura, Governo de Portugal