ARBOREUS

2024

Class. Etária

M/14

Informação

Espectáculo realizado na floresta, implica uma pequena caminhada pelo meio da floresta.

Local e Datas

Lisboa - Durante a semana até sábado às 19h30 e aos domingos às 16h

18, 19 e 20 Outubro na Casa do Jardim da Estrela, Teatro em Cada Bairro

24, 25, 26 e 27 Outubro no Jardim Botânico de Lisboa

31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro na Floresta de Monsanto, junto ao CIM - Centro de Interpretação de Monsanto

 

Bilhetes


Entrada livre (donativo)

A ORDEM DO O - Associação Cultural, apresenta ARBOREUS, uma criação de Pedro Ramos, entre os dias de 18 de Outubro a 2 de Novembro.  

Depois da sua estreia no dia 15 de Agosto no Festival de Artes pela Rua em Castelo de Vide, Arboreus será  apresentado pela primeira vez em Lisboa, num total de 10  apresentações em três espaços verdes diferentes: Na primeira semana no Jardim da Estrela - Teatro em Cada Bairro, segunda semana no Jardim Botânico de Lisboa e na terceira semana na Floresta de Monsanto, junto ao Centro de Interpretação de Monsanto.

SINOPSE

A árvore enquanto um modelo espiritual da experiência humana.

Cosmos, casa, caminho.

A árvore é uma nave espacial, um planeta, um barco, um portal para o sistema nervoso.

Um livro, uma biblioteca, uma catedral.

Uma farmácia de mitos que curam, de sonhos, poemas, e de fórmulas alquímicas.

Uma escada, para o profundo que há em nós, para o que fomos e podemos ser.

É um pai-mãe-deus, o mundo,

Anciã, amante, serpente. Coluna vertebral, um mapa das transformações, a memória de origem.


PEDRO RAMOS
Diretor Artístico da Ordem do O. Coreógrafo, bailarino, investigador, artista visual, músico/cantor, professor de Dança e Hatha Yoga, tendo feito a sua formação como Instrutor no Centro Português de Yoga com Carlos Rui Ferreira. É licenciado pela Escola Superior de Dança, tendo frequentado a Pós-graduação em Dança Movimento Terapia e comunicação não Verbal na UAL. Lecionou durante nove anos Análise e Técnicas de Composição na Escola de Dança do Conservatório Nacional e leciona Oficina de Corpo na licenciatura de Teatro na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. Como intérprete tem trabalhado com vários criadores nacionais e internacionais. Destaca as criações: “Coexistência”, “Saindo do Escuro...”, “Minuto”, “VideoDança 06”, “Room” (a partir do trabalho do artista plástico Noam Bem Jacocov), “Memória de uma Origem”, “InAdega“ (co-criação com Sofia Belchior), "Orbita do cérebro na planta da mão”,“Atractor Estranho”,“Diário Métafisico”, “Quadratura do Espaço Curvo”, “Matriz Arcaica da Sublimação de um Corpo”, “Coniunctio”,“Alento”, "Corpo Anímico”. Na relação entre a dança e outras vertentes artísticas criou “Rizoma” e “Imo: eco-sistema-interior”.  Ao longo da sua carreira profissional tem sido várias vezes premiado e reconhecido, tanto a nível individual (melhor bailarino contemporâneo 2008 - Gala Dance Awards - RTP1; Medalha de Mérito IPL - 2009), como no colectivo (“Caruma” - espectáculo do Ano 2006; “Aqui” - um dos Espectáculos do ano 2009, “Saga - Ópera extravagante”- Globos de Ouro; “Txt” - 1º Prémio Exprimenta Design e “Quixote” 1º prémio da SPA).

Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios
Obra Dionysios

Criação, co criação de vídeo e dispositivo cénico: Pedro Ramos / Vídeo e assitência artística : Filipa Saavedra / Interpretação: Pedro Ramos e Mara Morgado / Sonoplastia: Pedro Ramos / Música: Kimi Djabate e Pedro Ramos / Figurinos e co criação cenográfica :Vitor Alves Silva / Desenho de Luz : Pedro Ramos / Operação Técnica: Tiago Pessoa / Produção e gestão: Bruno Esteves / Produção executiva: Xana Lagusi / Construção e co criação cenográfica:  Silveira Cabral / Registo documental: Miguel Carranca

com o APOIO Trilhos Verdes, Junta de Freguesia Sobral da Adiça, Eco-resort do Vale do Rossim, Serra da Estrela,  Pé de Pano - Projectos Culturais, Antena 2.

A ORDEM DO O é uma estrutura financiada pela Câmara Municipal de Lisboa

ARBOREUS é um projecto apoiado pela Direção-Geral das Artes - Ministério da Cultura.